8 de junho de 2010

O CORACAO MILITANTE DE JACINTA PASSOS

Mulher, feminista, comunista, separada do marido, empobrecida, louca. Muitos foram os estigmas que Jacinta Passos enfrentou. Sua trajetória de vida absolutamente singular, bem como sua fidelidade às ideias e valores que elegeu, levaram-na a chocar-se diuturnamente contra tudo e todos, na contramão do tempo. Seus embates foram duríssimos. Não fugiu a nenhum. Ao contrário, parece que os buscou. Pagou um preço pessoal muito alto pelas escolhas que fez. Jamais se apresentou como vítima. Caneta e lança na mão, escudo de ferro no peito, foi como guerreira que se apresentou, lutando até o último dia de vida contra muitos, inclusive contra uma parte de si mesma. Venceu, foi derrotada e recomeçou várias vezes, sem nunca ter perdido de todo a ternura, como aconselhava Che Guevara – o Che da Revolução Cubana que ela tanto admirou –, pois foi poeta até morrer.



Jacinta Passos *


Este é o primeiro parágrafo da biografia de minha mãe que escrevi, e que consta do livro Jacinta Passos, coração militante, que será lançado no dia 8 de junho, terça-feira próxima, no Espaço Unibanco de Cinema Gláuber Rocha, na Praça Castro Alves, Salvador, de 18 às 21 horas. O volume reúne a obra completa em verso e prosa de Jacinta, inclusive inéditos, sua fortuna crítica e ensaios escritos especialmente para a edição. Em breve, o livro, que é uma coedição da Corrupio e da Edufba, estará nas livrarias do país, inclusive nas virtuais. A partir da próxima semana, já poderá ser comprado pelo site da Edufba.


*Inagen: Jacinta Passos, década de 1930.

Postagem retirada na íntegra do blog: http://enredosetramas.blogspot.com/

Um comentário:

Eliane F.C.Lima disse...

Tenho um blogue - "Literatura em vida 2" (http://literaturaemvida2.blogspot.com)-, no qual faço análise literária, posto nomes literários antigos e novos. Pesquisando sobre Jacinta Passos, sobre quem pretendo postar uma matéria, cheguei a seu blogue. Fiquei satisfeita em ver a divulgação da grande escritora e grande mulher. Parabéns.
Eliane F.C.Lima