A verdade sobre o Massacre da Floresta de Katyn, nao foram os nazistas mas os soviéticos... O filme em versao castelhana.
O Massacre de Katyn foi uma execução em massa, por parte da União Soviética, de milhares de oficiais militares, policiais, intelectuais, padres, prisioneiros de guerra e civis poloneses. Tal massacre foi um dos crimes soviéticos durante a Segunda Guerra Mundial e ocorreu no início de 1940 na Floresta de Katyn (Rússia). Pelos menos 21.768 poloneses foram executados. O responsável pelo ato foi Lavrentiy Beria, chefe da NKVD (Comissariado do povo para assuntos internos).
A descoberta das valas comuns aconteceu em 1943 pelas forças armadas alemãs, quando a Wehrmacht tomou o controle da região e ficou sabendo do massacre pelos relatos da população civil. O governo polonês, que estava em exílio em Londres e havia terminado as relações com a União Soviética após o inicio da guerra, acusou os soviéticos pelo sumiço dessas pessoas. O governo soviético, liderado por Josef Stalin, negou ter capturado e sumido com essa gente e passou a responsabilidade para a Alemanha. Durante o regime comunista na Polônia, tentou-se esconder o massacre de Katyn da população. Após a queda da União Soviética as verdades do massacre foram finalmente divulgadas.
Não te Esqueças Nunca
Não te esqueças nunca de Thasos nem de Egina
O pinhal a coluna a veemência divina
O templo o teatro o rolar de uma pinha
O ar cheirava a mel e a pedra a resina
Na estátua morava tua nudez marinha
Sob o sol azul e a veemência divina
Não esqueças nunca Treblinka e Hiroshima
O horror o terror a suprema ignomínia
Sophia de Mello Breyner Andresen
Tom Jemski's photograph of the Katyn Memorial in Baltimore, Maryland, USA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário